Call for Papers

A Jornada Interdisciplinar é dedicada à história da Mina de São Domingos, dando ênfase às interligações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, e a sua aplicação num contexto educativo/museológico.

É esperado o melhor enquadramento das comunicações no seguinte tema:

Durante cerca de um século, uma povoação originada pela exploração mineira vivenciou de forma diferenciada o encontro de culturas de dois países – Portugal e Inglaterra – e os avanços tecnológicos da época, que foram aplicados nas infraestruturas e na própria extração e processamento das pirites: a Mina de São Domingos. Com o fim da exploração mineira, ficaram a nu, um passivo ambiental, cuja resolução constitui um desafio atual, e um património diversificado, que importa preservar. É sobre a história desta povoação mineira em particular, entre outras situadas ao longo da Faixa Piritosa Ibérica, que se pretende cruzar as visões de especialistas em áreas como a antropologia, a arqueologia, a biologia, a geologia, a história, a história da ciência, a química, a sociologia e o urbanismo, com ênfase para um debate centrado nas questões científicas, tecnológicas e ambientais, um contributo disponível para todos os que se interessam pelo tema e que pensamos de especial utilidade para profissionais de ensino e dos serviços educativos, na sua atuação com as comunidades.

Submissão

Um resumo até 500 palavras (incluindo título) e um CV breve (até 200 palavras) deverão ser submetidos para o e-mail: cehfc@uevora.pt

Datas importantes

Data limite para submissão dos resumos: 30 de Setembro de 2018
Seleção das propostas e comunicação aos participantes: 8 de Outubro de 2018
Envio de texto para publicação do e-book até 31 de Outubro de 2018

Anúncios